segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Depressão X Obesidade





Tanto a Depressão quanto a Obesidade formam, juntas, o mal do século.  E muito mais complicadas de serem tratadas do que outras doenças, já que é extremamente difícil identificar os agentes causadores e tratá-los apenas de forma medicamentosa. Muito mais complexas, já que envolvem a parte emocional de cada envolvido. 

A Depressão pode causar a Obesidade e a Obesidade também é motivo para Depressão. Sendo assim, torna-se um ciclo vicioso onde o obeso, oprimido pela Depressão, torna-se ainda mais obeso e assim, cada vez mais depressivo.

Infelizmente, para dar fim a esse ciclo envolve muitos fatores, entre eles as medicações, terapias com profissionais responsáveis (Psicologia, Nutrição, Educação Física, Nutrólogos, Endocrinologistas, entre outros), podendo ser usadas inúmeros tratamentos. Porém, o mais importante é o Obeso vencer as dificuldades relacionadas à baixa auto-estima (o que não é nada fácil, já que a mídia impõe padrões inatingíveis de beleza), sejam elas de ordem física ou psicológica.

Somos educados desde pequenos a "Amar o Próximo", mas injustamente esquecidos da segunda parte, mas não menos importante dessa frase que é "Como a Si Mesmo". Ou seja, Amar-se é fundamental no combate à Obesidade e Depressão. E exercitar o Amor Próprio é uma tarefa árdua e diária, mas que deve ser realizada com o mesmo ou maior afinco de Amar o Próximo, já que melhorando a auto-estima, naturalmente a Obesidade e da mesma forma a Depressão são vencidas, causando melhor bem estar e Saúde.

Como dica deixo alguns alimentos que podemos inserir na nossa alimentação e que auxiliam muito na busca da auto-estima...





Gosto muito do site Cansei de Ser Gordo do Jorge Bentes e deixo um vídeo que ele fez muito interessante para dar início no processo de emagrecimento e essencial para dar um UP na sua vida... Não deixem de assistir e me contem suas experiências, afinal, falar sobre os problemas é um grande passo para vencê-los ... :-)