terça-feira, 27 de outubro de 2015

Auto estima X Auto aceitação

O que seria de nós, seres humanos, sem a divina criação de nossas mentes... Algo tão incrível e que pode ajudar tanto no processo de emagrecimento, desde que estimulada para isso. Do contrário pode simplesmente acabar com a paz de nossas vidas. 

Mas como podemos educar nossas mentes para isso é o grande segredo para alcançarmos qualquer objetivo na vida, logicamente aliado aos nossos esforços.

Por isso, não adianta nada, em minha humilde opinião, ficarmos APENAS admirando e colocando em pedestais os lindos corpos das celebridades e blogueiras da moda se não nos olharmos com carinho suficiente.

Que tal, tentarmos, antes de qualquer coisa, olharmos no espelho e, ao invés de ver o óbvio (gordurinhas, dobras, estrias, celulites e afins) que tanto nos coloca pra baixo e incita a comparação injusta com a atriz da novela, nem que exija um esforço maior, já que estamos tão condicionadas à auto destruição corporal, procurarmos nossos pontos fortes, ou seja, algo que gostemos de verdade.... por exemplo, não importa que a gordura e as estrias estejam ali, mas talvez tenha seios lindos, ou ainda consiga perceber que seu olhar continua maravilhoso, ou mesmo sua boca possa ser valorizada com um poderoso batom. Não importa o que seja, mas ache ao menos um local do seu corpo que ainda tenha potencial. Acrescente a isso, sua personalidade, ou seja, como você trata e é tratada pelas pessoas que ama (de verdade, não as que gostaria que a amassem, mas só detonam sua pessoa) e comece a fazer essa atividade todos os dias. Escolha um horário do dia ou da noite, que seja, e passe a se observar. Aproveite para fazer isso após seu banho relaxante, passe um creme no seu corpo, se cuide.., e, acima de tudo.... se ACEITE! Esse é o grande segredo para educar nossa mente e fazê-la trabalhar a nosso favor. 










Acredite, passado esse período de auto aceitação, você mesma começará a enxergar sua vida e sua alimentação de forma mais leve e conseguirá fazer escolhas melhores... Tente isso. Geralmente tentamos tantas dietas malucas. Vamos tentar algo que, se caso não emagrecer pelo menos nos amaremos mais. E amor pode fazer milagres.... ACREDITE! 


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Depressão X Obesidade





Tanto a Depressão quanto a Obesidade formam, juntas, o mal do século.  E muito mais complicadas de serem tratadas do que outras doenças, já que é extremamente difícil identificar os agentes causadores e tratá-los apenas de forma medicamentosa. Muito mais complexas, já que envolvem a parte emocional de cada envolvido. 

A Depressão pode causar a Obesidade e a Obesidade também é motivo para Depressão. Sendo assim, torna-se um ciclo vicioso onde o obeso, oprimido pela Depressão, torna-se ainda mais obeso e assim, cada vez mais depressivo.

Infelizmente, para dar fim a esse ciclo envolve muitos fatores, entre eles as medicações, terapias com profissionais responsáveis (Psicologia, Nutrição, Educação Física, Nutrólogos, Endocrinologistas, entre outros), podendo ser usadas inúmeros tratamentos. Porém, o mais importante é o Obeso vencer as dificuldades relacionadas à baixa auto-estima (o que não é nada fácil, já que a mídia impõe padrões inatingíveis de beleza), sejam elas de ordem física ou psicológica.

Somos educados desde pequenos a "Amar o Próximo", mas injustamente esquecidos da segunda parte, mas não menos importante dessa frase que é "Como a Si Mesmo". Ou seja, Amar-se é fundamental no combate à Obesidade e Depressão. E exercitar o Amor Próprio é uma tarefa árdua e diária, mas que deve ser realizada com o mesmo ou maior afinco de Amar o Próximo, já que melhorando a auto-estima, naturalmente a Obesidade e da mesma forma a Depressão são vencidas, causando melhor bem estar e Saúde.

Como dica deixo alguns alimentos que podemos inserir na nossa alimentação e que auxiliam muito na busca da auto-estima...





Gosto muito do site Cansei de Ser Gordo do Jorge Bentes e deixo um vídeo que ele fez muito interessante para dar início no processo de emagrecimento e essencial para dar um UP na sua vida... Não deixem de assistir e me contem suas experiências, afinal, falar sobre os problemas é um grande passo para vencê-los ... :-)




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Diário Alimentar - 24/08/15


Depois de um fim de semana com gordices familiar (jacada planejada...), de volta a rotina... Dessa vez uma #SegundaSemCarne
E viva a Vida Saudavel... :-*

Café da manhã - 1 xícara (chá) de leite desnatado com café e canela e 5 biscoitos de polvilho.

Lanche da manhã - 1 banana prata e 1 barrinha de sementes (Levitta Gergelim e Quinoa).

Almoço - 3 colheres (sopa) de arroz integral, Abobrinha refogada, Brócolis refogado com ricota e salada de pepino japonês e tomate. Sobremesa: 1 laranja.

Jantar - 2 conchas de sopa detox de cenoura, batata e gengibre e brócolis refogado com ricota. Sobremesa: 4 quadradinhos (25g) de chocolate 70% cacau.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Alimentação Saudável e Controle da TPM

Em 2010 ajudei nas pesquisas para uma entrevista no Jornal Cidade de Rio Claro sobre como uma alimentação saudável pode ajudar a controlar aquele período que nós, mulheres, enfrentamos mensalmente. Umas mais outras menos, mas todas sentem alguma alteração, seja física ou mental.
Sendo assim, achei interessante compartilhar a entrevista... Espero que gostem!






TPM: mudanças no cardápio podem amenizar os sintomas que antecedem a menstruação feminina.

Repórter - Ana Ligia Noale

Todo mês, o corpo feminino vive uma ebulição de hormônios, ora com os níveis lá em cima, ora lá embaixo. Nesse processo, a tensão pré-menstrual, a famosa TPM, figura soberana. Pesquisas apontam que mais de 80% da população feminina sofre com algum desconforto da TPM, que é um conjunto com mais de 150 sintomas físicos e emocionais que ocorre mais intensamente de três a cinco dias antes da menstruação.
Entre os sintomas da TPM destacam-se a ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão - caracterizada pela elevação do hormônio estrogênio e diminuição do hormônio progesterona no sangue, desejo de comer doces, massas, pães, aumento do apetite, cefaleia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento (causados pela diminuição de açúcar no sangue), depressão, esquecimento, confusão e sonolência (ocasionadas pelo aumento repentino, durante a menstruação, do hormônio progesterona e possível aumento dos hormônios masculinos), ganho de peso (acima de 1,4 kg), dores nas mamas e inchaço no abdome e na face (causadas pela retenção de sódio).
O tratamento da TPM tende a variar de pessoa para pessoa. Porém, um dos grandes trunfos para tornar esse período menos estressante é a alimentação. De acordo com a nutricionista e professora da ASSER, Angélica de Moraes Manço Rubiatti, a inclusão de alimentos como leite, figo, frutas e atum tende a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres. "Nessa fase, vale incluir na alimentação leite, queijo branco, semente de gergelim, iogurte, atum e couve, pois contêm cálcio e ômega 3, que ajudam na diminuição da retenção de líquidos e na sensibilidade mamária; figo, milho, noz, mamão, amêndoas, maçã e verduras, pois contêm magnésio que ameniza a ansiedade: gérmen de trigo, amendoim, aveia, noz, batata e banana, ricos em vitamina B6, atuantes na saciedade e bem estar; morango, melancia e salsinha, considerados alimentos diuréticos que ajudam a diminuir a retenção de líquidos", afirma a professora.
"Além disso, é importante aumentar a quantidade diária de verduras, legumes e frutas e não se esquecer da prática regular de exercícios físicos, inclusive no período menstrual, por ajuda a reduzir as cólicas, ansiedade e irritação", complementa a aluna de nutrição Miriã Stravato de Souza Duarte.
Uma curiosidade destacada por Miriã é que basta entrar "naqueles dias" para a mulher aumentar o consumo do chocolate. Isso se deve ao fato do chocolate apresentar uma substância chamada Triptofano, responsável pela sensação de bem-estar. Mas, ao contrário do que parece, essa sensação é apenas momentânea e tende a voltar com maior intensidade. "Já os alimentos como a banana, abóbora e cereais integrais também possuem Triptofano, são mais saudáveis e controlam melhor a ansiedade", finaliza.




quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Diário Alimentar

Essa semana esta tudo muito corrido. Minha pressãobarterial esta alterada e por este motivo ando um pouco desanimada em fotografar... Mas, estão aí algumas das refeições que fiz...

Volto ainda essa semana falando sobre TPM (minha nada adorável companhia dessa semana)... Abraços!

domingo, 16 de agosto de 2015

Diário Alimentar - 16/08/2015

Café da Manhã - 1 fatia de pão integral com queijo branco e tomate com orégano e 1/2 mamão papaya.

Almoço - Sopa Mexicana (feijão bolinha, carne moída, tomate e pimenta e salada de alface com tomate. Sobremesa: 1/2 bombom Sonho de Valsa.

Lanche da Tarde - Mix Jasmine de Soja, quinoa, goji berry e uvas passas.

Jantar - 3 colheres (sopa) de arroz integral, omelete feito com 1 ovo, 1 e 1/2 colher (sopa) de atum light, couve refogada e salada de repolho e tomate. Sobremesa: 2 quadradinhos de chocolate 70% cacau.

Primeiros Passos Para Uma Vida Saudável




Dar início ao processo de emagrecimento parece ser um bicho de sete cabeças. Mas acreditem, compensa muito... sua saúde agradece e a auto estima aumenta horrores! 
O importante é: não se arrisque fazendo dietas da moda, acompanhando dietas restritivas que a vizinha faz ou que a revista com aquela gostosa na capa publicou. Essas atitudes só causam estresses. E, ao invés de melhorarem nossa saúde, podem piorar e muito.
Reeducação Alimentar é o caminho. E para seguir é muito fácil, basta ir, aos poucos fazendo trocas inteligentes. De preferência, e se possível, procure uma Nutricionista que indicará a melhor estratégia de emagrecimento para cada pessoa. Mas sem fazer loucuras e, se no momento não pode passar por um especialista, inicie com pequenos passos, como:



  • Troque alimentos ricos em farinha branca por integrais.
  • Troque a preparação de frituras por cozidos, assados ou grelhados.
  • Troque os leites e iogurtes integrais por desnatados.
  • Substituir refrigerantes por sucos naturais.
  • Fazer de 5 a 6 refeições ao dia. 
  • Fazer lanches entre as principais refeições (Lanche da Manhã, Lanche da Tarde e Ceia).
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Consuma pelo menos 3 frutas (se possível diferentes) por dia.
  • Coma a cada 3 horas.
  • Consuma legumes/verduras no Almoço e Jantar. Dê preferência a crus.
  • Procure diminuir a quantidade de alimento no prato (principalmente a porção de Carboidrato e Proteína).
  • Para carnes, procure medir a porção de acordo com a palma da sua mão. 
  • Pratique algum exercício físico (pelo menos uns 20 minutos por dia). Pode ser uma caminhada leve. O importante é se mexer.


Parece difícil iniciar, mas logo vira hábito. E o hábito vira rotina. E a rotina saudável te anima a cada dia mais fazer mudanças mais e mais saudáveis.
O mais importante: Não foque em emagrecimento. Mas sim em ter uma vida mais saudável. Porque o emagrecimento virá com naturalidade. 


sábado, 15 de agosto de 2015

Diário Alimentar - 15/08/2015

O bom de fazer Reeducação Alimentar é o foco em qualidade de vida... Saber que o importante é manter uma alimentação balanceada e equilibrada e, o mais importante, sair com quem amamos, sem nos preocuparmos com o que iremos comer ou como será difícil manter a "dieta" ou mesmo o "regime" aliado com a vida social. Na Reeducação Alimentar não existe isso... simplesmente saímos e escolhemos dentre as opções a mais saudável. Viver com equilíbrio é Saúde... e isso nada paga! :-)

Café da Manhã - 1 xícara (chá) de Chá de Maçã e Canela e 1 fatia de pão integral com 2 fatias finas de queijo branco com orégano.


Almoço - 3 colheres (sopa) de arroz integral, 2 colheres (sopa) de feijão bolinha, Iscas de filé de frango grelhado com 1 colher (sopa) de Cream Chesse Light, Couve refogada, Salada de Repolho com tomate. Sobremesa: 2 quadradinhos de chocolate 70% cacau.


Lanche da Tarde - 1 pedaço de bolo integral caseiro de Peras e Maçã e 1 xícara (chá) de leite desnatado com café solúvel e canela.


Jantar - Saí com meu esposo. Tive uma noite divertida e para nutrir sem pesar pedi saladinha de tomates e 1 suco de limão (sem açúcar). 


Ceia: Pipoca feita sem óleo no microondas - assistindo um filminho com meu amor. 

Água - Elixir da Vida Saudável

Partindo do princípio que nosso corpo é composto por até 70% de água, não é de se estranhar que mantê-lo hidratado só vai trazer benefícios à saúde. 
Os benefícios em beber água são inúmeros. E entre eles estão:



  • Melhor funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar as toxinas (resíduos e nutrientes desnecessários) através da urina, além de evitar a formação de cálculos renais (pedras dos rins).
  • Melhor funcionamento do cérebro, mantendo-o alerta.
  • Lubrifica os músculos e articulações.
  • Mantém a elasticidade e tonicidade da pele.
  • Auxilia na digestão dos alimentos, diluindo os nutrientes para absorção celular.
  • Ajuda no controle da saciedade.



O ideal é beber 30ml de água por kg de peso. Ou seja, para uma pessoa que pesa 70kg, o ideal é hidratar-se com 2 litros e 100ml. Já para uma pessoa com 100 kg, o ideal é o consumo de 3 litros por dia.

Dessa forma, manter-se hidratado é a fórmula secreta para a longevidade com saúde.

E você, já bebeu água hoje?

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Diário Alimentar - 14/08/2015

Ser saudável é gostoso... O segredo é equilibrar.

Café da manhã - 3 biscoitos de polvilho, 1 banana e 2 fatias finas de queijo branco.

Almoço - Griletto (metade do arroz com brócolis da foto, feijão, salmão, legumes, salada e suco natural de laranja).




Lanche da Tarde - 1 fatia de pão de forma com queijo branco.

Jantar - 3 conchas de sopa de cenoura com gengibre para equilibrar os exageros do almoço fora de casa. Essa sopinha tem apenas 118 kcal por porção. Deliciosa e magrinha.




Exercícios: Caminhada leve (2,5 Km).

Viver saudável X Emagrecer



Muitas pessoas me questionam sobre meu processo de emagrecimento. E, sinceramente, não gosto muito desse termo. Prefiro dialogar sobre o meu processo de vida saudável. 

Mas, o que representa, na verdade, essa "Viver saudável"?

O "Viver saudável" é algo muito maior do que emagrecer. Na verdade, quando procuramos levar uma vida saudável, alimentando de forma correta, praticando exercícios físicos e ajustando o cotidiano, de forma natural vem o emagrecimento. Aliás, esse acaba não sendo o principal, já que a filosofia de viver com saúde abrange o todo, ou seja, o físico, o mental, o social, entre tantas partes que compõem o ser humano.
Sendo assim, o primeiro passo para o sonhado emagrecimento é a auto-aceitação, seguido por melhorias que podemos incluir no nosso cotidiano e que, passo por passo, de forma tranquila e constante, alcançaremos o "Viver saudável".

Gostaria muito da companhia de vocês. E ainda mais da colaboração para continuar escrevendo esse blog, aliando saúde, bem estar, qualidade de vida e, enfim, emagrecimento, com escolhas melhores e definitivas.

Conto com vocês.... Bjs