Em 2010 ajudei nas pesquisas para uma entrevista no Jornal Cidade de Rio Claro sobre como uma alimentação saudável pode ajudar a controlar aquele período que nós, mulheres, enfrentamos mensalmente. Umas mais outras menos, mas todas sentem alguma alteração, seja física ou mental.
Sendo assim, achei interessante compartilhar a entrevista... Espero que gostem!
Caso queiram, segue o link do JC: http://www.jornalcidade.net/rio-claro-noticias/?cat3=58735
TPM: mudanças no cardápio podem amenizar os sintomas que antecedem a menstruação feminina.
Repórter - Ana Ligia Noale
Todo mês, o corpo feminino vive uma ebulição de hormônios, ora com os níveis lá em cima, ora lá embaixo. Nesse processo, a tensão pré-menstrual, a famosa TPM, figura soberana. Pesquisas apontam que mais de 80% da população feminina sofre com algum desconforto da TPM, que é um conjunto com mais de 150 sintomas físicos e emocionais que ocorre mais intensamente de três a cinco dias antes da menstruação.
Entre os sintomas da TPM destacam-se a ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão - caracterizada pela elevação do hormônio estrogênio e diminuição do hormônio progesterona no sangue, desejo de comer doces, massas, pães, aumento do apetite, cefaleia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento (causados pela diminuição de açúcar no sangue), depressão, esquecimento, confusão e sonolência (ocasionadas pelo aumento repentino, durante a menstruação, do hormônio progesterona e possível aumento dos hormônios masculinos), ganho de peso (acima de 1,4 kg), dores nas mamas e inchaço no abdome e na face (causadas pela retenção de sódio).
O tratamento da TPM tende a variar de pessoa para pessoa. Porém, um dos grandes trunfos para tornar esse período menos estressante é a alimentação. De acordo com a nutricionista e professora da ASSER, Angélica de Moraes Manço Rubiatti, a inclusão de alimentos como leite, figo, frutas e atum tende a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres. "Nessa fase, vale incluir na alimentação leite, queijo branco, semente de gergelim, iogurte, atum e couve, pois contêm cálcio e ômega 3, que ajudam na diminuição da retenção de líquidos e na sensibilidade mamária; figo, milho, noz, mamão, amêndoas, maçã e verduras, pois contêm magnésio que ameniza a ansiedade: gérmen de trigo, amendoim, aveia, noz, batata e banana, ricos em vitamina B6, atuantes na saciedade e bem estar; morango, melancia e salsinha, considerados alimentos diuréticos que ajudam a diminuir a retenção de líquidos", afirma a professora.
"Além disso, é importante aumentar a quantidade diária de verduras, legumes e frutas e não se esquecer da prática regular de exercícios físicos, inclusive no período menstrual, por ajuda a reduzir as cólicas, ansiedade e irritação", complementa a aluna de nutrição Miriã Stravato de Souza Duarte.
Uma curiosidade destacada por Miriã é que basta entrar "naqueles dias" para a mulher aumentar o consumo do chocolate. Isso se deve ao fato do chocolate apresentar uma substância chamada Triptofano, responsável pela sensação de bem-estar. Mas, ao contrário do que parece, essa sensação é apenas momentânea e tende a voltar com maior intensidade. "Já os alimentos como a banana, abóbora e cereais integrais também possuem Triptofano, são mais saudáveis e controlam melhor a ansiedade", finaliza.



Nenhum comentário:
Postar um comentário